;

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Crianças na Guerra


Samora tornou-se presidente de Moçambique e Graça, ministra da educação. Muitas crianças começaram a freqüentar a escola nessa época, mas logo começaria uma nova guerra. Em 1986, Samora morreu em um misterioso acidente de avião. Graça acredita que o governo do Apartheid, da África do Sul, esteve por trás do acidente.
Alguns anos depois, Graça começou a trabalhar na ONU, informando ao mundo sobre a situação das crianças vítimas da guerra. Queria ajudar, especialmente, as crianças soldados e as crianças feridas em explosões de minas.
Inclusive na ONU, a coragem de Graça era admirada por muitos. Ela era capaz de se confrontar com quem fosse, sempre que os direitos da criança estavam em questão! Seu árduo trabalho deu resultados: assim que foi assinado o acordo de paz em Moçambique, começaram os trabalhos da ONU de busca e desativação de minas. Atualmente, quase todas já foram encontradas e tem diminuído o número de crianças afetadas.
Há dez anos, Graça ajudou a fundar a organização FDC (Fundação para o Desenvolvimento Comunitário), em Moçambique, que entre outras coisas, realiza um trabalho de prevenção de doenças infantis fatais.
– “Nós compramos vacinas e fazemos o possível para que crianças não morram de doenças que podem ser evitadas', ela conta.
Graça ajuda também as crianças que não têm recursos para freqüentar a escola.
– “Eu conheço bem a vida dessas crianças. Eu também fui uma menina pobre', conta Graça.
Graças a seus esforços, em breve metade dos estudantes das escolas moçambicanas serão meninas. Anteriormente, as famílias mandavam apenas os filhos homens à escola. As meninas tinham que ficar em casa, trabalhando nas tarefas domésticas.

Salário para as crianças
Graça Machel se casou com Nelson Mandela quando ele completou 80 anos. O casal perfeito: ambos amam as crianças e empenharam suas vidas na luta pelos seus direitos. Nelson também cresceu em uma família pobre. Seu pai morreu e ele foi morar na casa de um tio, que queria forçá-lo a casar-se com uma menina da aldeia.
Nelson, porém, tinha outros planos e fugiu para a cidade de Joanesburgo, onde se deparou com o Apartheid, que significa 'segregação'. Os negros e os brancos viviam separados e os negros eram maltratados e sofriam injustiças. Nelson tinha horror a injustiças e não podia aceitar que uma pessoa fosse tratada de forma diferente por causa da cor de sua pele.
Ele não queria ver seus filhos - e todas as outras crianças da África do Sul - crescerem sob o Apartheid. Ele disse que estava disposto a dar a própria vida para que as crianças tivessem um futuro melhor. Sua luta contra o Apartheid e pela liberdade das crianças sul africanas, custou-lhe 27 anos de prisão!
Nelson tinha 72 anos quando foi posto em liberdade. Apesar dos maus tratos de que foi vítima, ele não queria se vingar dos responsáveis pelo Apartheid. Ele queria que brancos e negros vivessem em paz, para construir juntos um futuro melhor.

Nosso maior tesouro
Em 1993, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz, Nelson declarou:
– “Os filhos da África do Sul brincarão em campo aberto, sem serem torturados pelas dores da fome e das doenças, e sem sofrerem ameaças de agressões. As crianças são nosso maior tesouro'.
Em 1994 Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul e fez com que todas as leis injustas fossem suspensas. Hoje as crianças brancas e negras podem ser amigas, e todos têm direitos iguais.
Mas Nelson Mandela não parou por aí. Quando era presidente, ele doava a metade do seu próprio salário para as crianças pobres e, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz, doou uma parte do prêmio para as crianças de rua.
Atualmente, Nelson Mandela está aposentado e dirige sua própria fundação, a Nelson Mandela Children´s Fund, NMCF (Fundo Nelson Mandela para Crianças), que ajuda crianças cujos pais morreram de Aids, meninos de rua, deficientes físicos e crianças carentes.
O contato com as crianças e os jovens dá força a Nelson.
– “Quando estou em contato com jovens ativos, sinto-me como uma bateria recarregada', diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Membros do Grupo



Informações Importantes (Microsoft World 2003)
informaçoes_membros.doc

Prazos Importantes (Microsoft World 2003)

Roteiro do Filme O PIMPINELA NEGRO
(Microsoft World 2003)

Figurino do Filme O PIMPINELA NEGRO
(Microsoft Power Point 2003)

Imagens (Microsoft Power Point 2003)

Pedro Zanon

Igor Machado

Igor Rodrigues

Brenda Fernandes

Se não possuir os programas citados acima, contate-me pelo chat.